Valparaíso decreta situação de emergência por causa da dengue e Secretaria de Saúde cria gabinete de crise

Ação conta com apoio das secretarias de Saúde, Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos, Comunicação, Educação, Meio Ambiente, além da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Samu e a Universidade de Brasília (UnB).

O Governo Municipal de Valparaíso de Goiás decretou, na última quinta-feira (1º) situação de emergência na área da saúde pública em razão do risco de epidemia de dengue e outras arboviroses em toda a cidade. O Decreto está disponível do Diário Oficial do Município.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já está agindo com rapidez e nesta segunda-feira (05), foi criado um gabinete de crise, responsável por cuidar da execução dos planos de combate as arboviroses, devendo para tanto designar a composição e atribuições de seus membros.

O plano une diversas secretarias. Coordenado pela secretaria de Saúde, por meio do Conselho Municipal de Saúde, Agentes de Saúde, e todo corpo técnico da pasta, estão determinadas no combate a secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos, secretaria de Comunicação, secretaria de Educação, secretaria de Meio Ambiente, além da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Samu e a Universidade de Brasília (UnB).

O trabalho visa levar a informação ao público por meio das redes sociais, sites informativos, mídia local, escolas, universidades, transporte público, ambientes públicos e implantar as devidas medidas de prevenção, controle e agravos à saúde pública no município causados pelo alto índice de infestação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

O Gabinete de Crise se reunirá todas as semanas para discutir planos e soluções para toda a população de Valparaíso.

“A nossa gestão está na linha de frente no combate à dengue. Pedi reforço da equipe, convoquei diversos servidores das nossas secretarias para nos ajudar contra o mosquito. Os moradores podem ter certeza de que todos nós estamos empenhados para eliminar focos, informar e evitar mais contaminações. Além disso, é imprescindível a colaboração de toda a população de Valparaíso. Vamos juntos vencer mais essa guerra”, disse o prefeito Pábio Mossoró.

“Realizamos hoje (05 de fevereiro) a nossa primeira reunião com o nosso grupo de combate à dengue. É importante a população estar ciente de que estamos trabalhando para enfrentar essa doença, criamos o gabinete a tempo, estamos unindo forças e pedindo a colaboração de toda a sociedade. Mas nada terá tanta eficácia quanto a pessoa ajudar a todos nós, permitindo a entrada dos agentes de saúde em suas residências para que eles possam auxiliar e tirar possíveis focos”, afirmou o secretário de Saúde, Neomar Camelo.

Fonte: Governo de Valparaíso-GO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui