Da redação
Os três pré-candidatos à Presidência pelo PSD, Eduardo Leite, Ratinho Jr. e Ronaldo Caiado, afirmaram nesta quarta-feira, 28, que a escolha do nome que representará o partido em outubro será definida pelo presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab, atual secretário de Governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos). Não haverá prévias nem pesquisas eleitorais para orientar a decisão.
“Vamos esperar Kassab dar fumacinha branca para definir candidato do PSD”, disse Caiado, que anunciou sua filiação ao partido na terça-feira, 27, surpreendendo até aliados. Antes, ele era pré-candidato à Presidência pelo União Brasil.
Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, reforçou que não haverá prévias partidárias como as feitas por ele no PSDB, nem pesquisas internas. “Não vai ser observada pesquisa eleitoral para definir qual será o critério adotado pelo partido para a escolha do candidato. O que conta é o diálogo dentro do partido”, afirmou.
Segundo Leite, após evento do Banco UBS Global em São Paulo, Kassab liderará um conselho com integrantes da executiva do partido para analisar qual projeto tem mais chances de prosperar. O nome escolhido receberá apoio dos demais.
Caiado destacou que Kassab dará liberdade ao candidato para compor alianças regionais, mesmo em cenários divergentes nos Estados. Ele também negou divisões na centro-direita, afirmando união no segundo turno: “No segundo turno, todos nós estaremos com aquele que atravessar o primeiro turno. Isso é óbvio, não há desencontro.”





