Da redação do Conectado ao Poder

Cristiano Araújo, secretário de turismo do Distrito Federal, esteve no programa Rota Atividade, na Atividade FM (107,1). Durante sua participação, o ex-deputado distrital comentou sobre as novidades da sua gestão e ainda destacou seus segredos para desenvolver uma secretária que, anteriormente, era esquecida e abandonada por grande parte dos brasilienses. O Rota Atividade é de segunda à sexta-feira das 06h às 08h da manhã.
“O turismo é uma indústria surpreendente. Eu não tinha ideia de quanto o turismo é uma indústria poderosa. Nesse pós-pandemia, é a indústria que mais tem crescido. Digo em respeito a faturamento, arrecadação de emprego, crescimento de emprego e renda”. Cristiano Araújo, não nega sua satisfação pelo trabalho que vem desempenhando em prol do turismo de Brasília. “Graças a Deus, Brasília vem se considerando, se consolidando como capital de grandes eventos regionais, e eu considero super importante”.
Em conversa com o jornalista, Sandro Gianelli, o secretário de turismo ressaltou que conseguir trazer para a cidade um dos maiores eventos de turismo do mundo, é apenas o começo de vários outros investimentos que estão por vir. Após 22 anos, Brasília sediará a 51ª edição da Abav Expo, que acontecerá no estádio Mané Garrincha, em setembro do próximo ano.
Cristiano, destaca a realização de diversos eventos da sua secretária. Ele pontuou que seu objetivo é ampliar as potencialidades do turismo local, que, segundo ele, vai muito além do turismo cívico tradicional da Capital Federal, incluindo as festas regionais do morango, da uva e da goiaba, assim como o Porão do Rock, o Capital Moto Weekend e São João do Cerrado, que além fomentar a economia, fortalece a cultura nordestina.
Durante sua entrevista, ele destaca também a segurança pública, durante os eventos, como sendo um dos maiores diferenciais de Brasília. De acordo com ele, durante seus 10 meses de trabalho, conseguiu um alinhamento com o batalhão Rio Branco, que é quem cuida do policiamento turístico, e a nomeação de mais de 20 policiais militares para o batalhão do turismo, intensificando os esforços para garantir a tranquilidade da população, é um triunfo para atrair ainda mais visitantes e turistas para a cidade. “Hoje eu acho que a segurança é um grande diferencial de Brasília e difere muito. Então, isso é um diferencial que a gente tem usado muito para vender Brasília, tem feito muita diferença. A segurança movimenta o turismo. Sem dúvida nenhuma, atrai turistas. Ninguém quer viajar para ser roubado ou para ter aborrecimento”, destacou.
O secretário também comentou sobre uma novidade que vai chegar em breve no Lago Paranoá, uma central de atendimento para orientar os turistas. “O Lago hoje para mim, é uma das principais ferramentas que Brasília tem para trazer os turistas. O Pontão é um instrumento fantástico para o turismo e agora, no futuro próximo, nós vamos estar colocando um Cate, que é o serviço de atendimento ao turista”.
No final do programa, Cristiano Araújo pontuou a necessidade de investir cada vez mais na divulgação do turismo da cidade para os outros estados brasileiros, e segundo ele, vontade e trabalho, não faltaram durante sua gestão. “As pessoas não conhecem Brasília. Apesar da gente achar que a gente é conhecido, você chega no mundo, fala de Rio de Janeiro ou São Paulo. Brasília, nem sabem que existe. A gente vai fazer a nossa capital ser conhecida em todo o mundo”.




