Veja como os Deputados Federais do DF votaram na derrubada do veto das “saidinhas dos presos”

- Publicidade -

Da redação do Conectado ao Poder


Em uma sessão plenária marcada por debates intensos e divergências acirradas, a Câmara dos Deputados votou ontem (28), sobre o veto presidencial que previa o fim das chamadas “saidinhas” para presos em regime semiaberto.

As “saidinhas” são autorizações temporárias para que presos em regime semiaberto possam sair das prisões em datas específicas, como feriados e outras ocasiões. Este benefício é previsto pela Lei de Execuções Penais e tem como objetivo a reintegração social dos apenados. Ao todo, anualmente, os presos têm direito a 9 saidinhas.

O placar formado pelos deputados federais do Distrito Federal ficou de 6 a 2 pela derrubada do veto. Uma vitória da direita.

Alberto Fraga (PL), Bia Kicis (PL), Fred Linhares (Republicanos), Gilvan Máximo (Republicanos), Julio Cesar (Republicanos) e Rafael Prudente (MDB) votaram não, pela derrubada do veto feito pelo presidente Lula. Erika Kokay (PT) e Professor Reginaldo Veras (PV) votaram sim, pela manutenção do veto.

Repercussões
A decisão de manter as “saidinhas” foi recebida com críticas e elogios de diferentes setores da sociedade. Parlamentares contrários ao benefício argumentam que ele coloca a segurança pública em risco, permitindo que criminosos perigosos saiam temporariamente das prisões. Por outro lado, defensores do benefício destacam a importância da reintegração social e da humanização do sistema prisional.

A deputada Erika Kokay (PT), que votou a favor da manutenção das “saidinhas”, afirmou: “A ressocialização é um direito e uma necessidade para que possamos construir uma sociedade mais justa e segura. As ‘saidinhas’ são uma ferramenta importante nesse processo.”
Já o deputado Alberto Fraga (PL), contrário ao benefício, declarou: “Não podemos colocar em risco a segurança da população ao permitir que presos saiam das prisões de forma temporária. Precisamos de medidas mais rígidas para garantir a segurança de todos.”

Notícias no seu celular
Clique aqui e faça parte da nossa comunidade exclusiva onde você receberá as notícias mais recentes e importantes publicadas pelo Conectado ao Poder diretamente no seu celular.

Siga o Conectado ao Poder no Instagram
Clique aqui e siga o Conectado ao Poder no Instagram e fique por dentro das novidades, análises e atualizações exclusivas!

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui