Da redação
As autoridades venezuelanas informam que quase três mil pessoas morreram e mais de 11,2 mil ficaram feridas em terremotos ocorridos no país. O estádio de beisebol Playa Grande abriga desabrigados, enquanto milhares ainda estariam soterrados, segundo as autoridades. O estado de La Guaira está entre as regiões mais afetadas.
Segundo relatos de moradores, a situação é crítica. Daniela Jaramillo, uma das abrigadas, relatou que ela e a família abraçaram os filhos para protegê-los da queda de paredes durante o tremor e precisaram dormir ao relento por dois dias antes de conseguirem vaga no acampamento, enfrentando falta de alimento e condições adversas.
Vanessa May, chefe de assistência humanitária da ONU na Venezuela, afirmou que as equipes da organização trabalham em conjunto com autoridades locais para garantir atendimento em saúde, nutrição e suporte emocional. O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, atua na identificação de espaços de proteção infantil e oferta de serviços de água, saneamento e higiene, enquanto a Organização Internacional para Migrações auxilia no planejamento dos alojamentos temporários e registro de afetados.
A Agência da ONU para Refugiados apoia na proteção, gestão de dados e atendimento psicossocial, enquanto o Programa Mundial de Alimentos iniciou a instalação de uma cozinha comunitária. A comunidade esportiva também participa dos resgates, e a mobilização internacional inclui 50 equipes de busca de 28 países, totalizando 2.276 especialistas e 165 cães farejadores. A ONU liberou US$ 15 milhões emergenciais, com aporte adicional dos Estados Unidos de US$ 100 milhões ao fundo humanitário e outras contribuições para as operações de resposta.




