Início Mundo Viagem da Artemis 2 marca início de uma nova era na exploração...

Viagem da Artemis 2 marca início de uma nova era na exploração do espaço, afirma NASA


Da redação

Após o bem-sucedido pouso da cápsula Orion no Pacífico na noite desta sexta-feira (10), a Nasa celebrou um “novo começo na exploração espacial humana”, segundo Howard Hu, gerente do programa Orion. O retorno dos astronautas da missão Artemis 2 foi marcado como um importante teste para futuras operações do programa Artemis.

Representantes da Nasa, durante entrevista coletiva em Bogotá, manifestaram otimismo com os próximos passos. Amit Kshatriya, administrador-associado da agência, afirmou que a tripulação da Artemis 3 será anunciada em breve, ressaltando o foco futuro: “Não vou colocar números, mas em breve”. A Artemis 3 testará módulos de pouso lunar em órbita baixa da Terra, com desenvolvimento a cargo das empresas SpaceX, de Elon Musk, e Blue Origin, de Jeff Bezos.

A missão Artemis 3 incluirá acoplamento da cápsula Orion com os módulos de pouso, preparando para eventual retorno humano à Lua. Já a Artemis 4, programada para 2028, tem como objetivo colocar novamente astronautas no solo lunar. “O caminho para a superfície lunar está aberto. O trabalho daqui para frente é maior do que o que ficou para trás”, declarou Kshatriya.

Questionado sobre a continuidade das missões, para evitar destino similar ao das missões Apollo, Kshatriya destacou o aprendizado com a Estação Espacial Internacional e a intenção de estabelecer uma presença duradoura na Lua: “Desenvolvemos as capacidades para ter uma presença duradoura no espaço. E agora vamos aproveitar isso”.

Entre os momentos mais marcantes para os integrantes da Nasa, destacaram-se o lançamento do foguete SLS em 1º de abril, a abertura dos paraquedas no retorno e a sugestão para nomear uma cratera em homenagem a Carroll Wiseman, esposa do comandante Reid Wiseman, falecida em 2020.