XEQUE MATE NO PSD-DF



É interessante analisar as movimentações políticas no Distrito Federal. É como observar um jogo de xadrez!

O mais novo lance a ser ensaiado é o convite feito pelo Governador Agnelo ao ex-governador Rogério Rosso ( PSD-DF)  para ser o novo Secretário do Entorno!  O convite se justificaria porque o PSD, presidido por Rosso, obteve um ótimo resultado nas eleições municipais no Entorno do Distrito Federal. Mas, não é apenas isso, o PT não dá ponto sem nó!

O que verdadeiramente  leva Agnelo a chamar para o seu governo o ex governador Rogério Rosso? ( Lembrem-se que no Correio Braziliense deste sábado, Agnelo disse que recebeu Brasília das mãos do antecessor como uma terra devastada pela guerra! E que isso seria uma tentativa de Rosso para atrapalhar o novo caminho, eleito em 2010. Agora pede apoio do antecessor… )

O convite de Agnelo é uma tentativa de tirar do páreo uma provável adversária política de peso nas eleições de 2014: A Deputada Distrital Eliana Pedrosa (PSD-DF) e de quebra, cortar as pernas do ex governador Roriz! Já que a filha de Roriz, Liliane, que também é do partido de Rosso tem sido cotada como vice em possíveis alianças contra o governo petista em 2014!

A própria chapa pura com dobradinha de Liliane e Eliana na disputa pelos cargos de Governadora e Vice, daria muita dor de cabeça em um primeiro turno para o governo petista! Dado que este não contará mais com o apoio de Reguffe, Cristovam e Rollemberg que foram essenciais para a vitória de 2010. O cenário mudou! E apesar do PT ter a máquina administrativa nas mãos , sua incompetência administrativa não garante a vitória em 2014.

Eliana Pedrosa tem andado por todas as cidades do DF num trabalho incansável visando as próximas eleições! Sua candidatura ao cargo majoritário  representa uma grande ameaça às intenções petistas devido a diversos fatores: Pode comprovar competência administrativa  ( Eliana é empresária de sucesso e tem exercido os mandatos legislativos sabendo o que faz) o que num governo tão atrapalhado como o de Agnelo o povo procurará como alternativa nas eleições ; Poder Econômico; e possíveis alianças que destabilizariam o poderio petista pelo apelo populista que essas alianças representariam.

Resumindo: Com Eliana Pedrosa e Liliane Roriz, a disputa iria para o segundo Turno independente dos demais opositores! Já numa eleição em que a disputa se daria em apenas dois grupos políticos, a situação seria mais fácil de ser controlada.

Na minha humilde opinião, aceitar uma Secretaria do Entorno na metade do mandato do Agnelo, com uma receita e execução orçamentária fraca, e ser controlado pelo PT é mau negócio! Agnelo está tratando a oposição do PSD-DF como quem joga migalha para os pombos, numa tentativa de diminuir o poder de fogo do partido em nível distrital!

E podem ter certeza que Agnelo irá usar a aliança de Kassab com a Presidenta Dilma, para minar as intenções de Eliana,  cortar as penas de Roriz, e tornar o PSD-DF tão insignificante quanto o trata na CLDF!

Abre o olho Kassab! Agnelo colocou em xeque o PSD/DF ! E se você aceitar que Rosso entre no governo, o atual governador vai dar um xeque-mate no Partido para 2014!

Fonte: Blog da Leili

COMPARTILHAR
Artigo anteriorGuarda Jânio luta por administração regional
Próximo artigoAgenda Cultural – Pixote dia 24/11 na AABB
Consultor em Marketing Político; especialista em pesquisa de opinião pública; editor do Portal Conectado ao Poder; escreve a coluna On´s e Off´s, de segunda a sexta, no Jornal Alô Brasília; apresenta o programa Conectado ao Poder, aos sábados, das 6h às 8h, na Rádio 104,1 Metrópoles FM. É presidente da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code