Vice-prefeita de Valparaíso por dois mandatos chega ao Legislativo para fortalecer a base caiadista e a representatividade da região
Zeli Fritsche (PRTB), vice-prefeita de Valparaíso de Goiás pelo segundo mandato consecutivo, ocupará a partir de 1º de janeiro de 2023 uma das cadeiras na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). Zeli foi eleita com uma votação expressiva e será a representante feminina do entorno de Brasília.
Para a deputaada, fazer parte de um partido que compõe a chapa do governador reeleito fez toda a diferença em sua campanha. Além do apoio de Ronaldo Caiado (União Brasil), ela construiu alianças com o candidato derrotado ao Senado Alexandre Baldy (PP) e o eleito para deputado federal Célio Silveira (MDB).
Entre os apoios, porém, ela destaca o do prefeito da cidade, Pábio Mossoró (MDB), e de praticamente todos os vereadores locais. Sem eles, ela garante, a vitória seria impossível. “Ninguém consegue nada sozinho, precisamos uns dos outros”, afirmou em entrevista ao Jornal Opção.
Ela lembra também que já atua na vida pública desde quando a cidade era apenas uma currutela subordinada a Luziânia. Natural de Santa Catarina, Zeli é moradora da cidade há 37 anos. Ela, inclusive, foi também uma das fundadoras de Valparaíso, que oficialmente só tem 27 anos de emancipação, e pontua que isso é só mais um dos pontos que reforça sua capacidade de atuação. “Não vou ser uma deputada de promessas, mas de realizações. É assim que faço meu trabalho e continuarei fazendo, podem aguardar”.
Casada e mãe de uma moça, ela se define como mulher corajosa, destemida, honesta, trabalhadora e que se preocupa com o bem-estar das pessoas, com o social e com os animais. “A parte social é o meu ponto fraco, mas também é muito forte. Fraco, porque não aguento ver as pessoas passando necessidades, principalmente crianças. E forte porque faço de tudo para ajudá-las. Sempre fiz a parte social. Toda a minha vida tem sido dessa forma, ajudando as pessoas”, garante.
Relação com Caiado
Zeli assegura que a região do Entorno está toda em peso com Caiado, pela gratidão com o que foi feito, principalmente durante a pandemia. “Caiado cuidou de vidas, ele não trocou votos por vidas. É um governo sério e responsável. Então, ter o apoio dele foi muito relevante para mim”, disse.
A deputada ressalta que, antes de Caiado, a região do Entorno era lembrada somente em épocas de eleições, ficando esquecida e abandonada em outras épocas. O cenário, porém, mudou nos últimos quatro anos, com o atual governo. “A segurança pública tem melhorado, a saúde, a educação, a vida das pessoas. Agora, serei mais uma força para lutar e levar muito mais melhorias para nossos moradores”, reitera.
A sintonia com o governador está também no alinhamento para o segundo turno das eleições presidenciais. Assim como Caiado confirmou apoio à reeleição de Jair Bolsonaro (PL), Zeli reforçou que o atual presidente é sua opção, especialmente pelo histórico do adversário. “Ninguém é preso sem ter culpa. Foi devolvido dinheiro, foi admitida a corrupção e, por esse motivo, eu trabalharei para a reeleição de Jair Messias Bolsonaro”, sustenta.
Representatividade feminina
Zeli também disse estar muito feliz por ser a voz feminina do Entorno. “Serei autêntica na defesa e busca de melhorias para a minha região”, garante. No entanto, ela se diz preocupada pelo número de mulheres eleitas ainda ser tão pequeno. “As mulheres precisam valorizar mais as outras, acreditar que as mulheres também são capazes e eleger mulheres”, declara.
Ela, que sempre atuou na defesa da causa, promete uma atuação firme no combate à violência feminina. “Homens que agem com violência contra mulheres, crianças e idosos precisam de punição severa, mas também os que maltratam e abandonam os animais, da mesma forma”, afirma.
Fonte: Jornal Opção