Pais dormem em fila e enfrentam chuva para fazer matrícula no DF

índiceAlunos foram matriculados longe de casa; Educação diz que vai apurar. Pais levaram colchões para enfrentar fila; matrículas vão até sexta-feira.

As matrículas para vagas remanescentes no ensino público do Distrito Federal começaram nesta segunda-feira (15). Na noite de domingo (14), dezenas de pais dormiram em frente às escolas para conseguirem matricular os filhos ou mudá-los para um colégio mais perto de casa. Para enfrentar as várias horas de espera, familiares levaram colchões, comida e improvisaram locais para dormir e se abrigar da chuva.

Trouxe até repelente. É muito desconfortável ficar aqui. Estou tentando fazer a transferência, fiz a matrícula pelo 156 e ele jogou meu filho lá no Lago Norte. A distância é muito grande. Moro na Ceilândia”
Sérgio Parente, vigilante

O vigilante Sérgio Parente foi até a Escola Classe 48 de Ceilândia para transferir o filho. Ele diz que tentou mudá-lo de colégio pelo número 156. Entretanto, a solicitação não foi atendida. “Trouxe até repelente. É muito desconfortável ficar aqui. Estou tentando fazer a transferência, fiz a matrícula pelo 156 e ele jogou meu filho lá no Lago Norte. A distância é muito grande. Moro na Ceilândia”, diz.

Em entrevista a TV Globo, o secretário de educação, Julio Gregório, disse que os pais tiveram um prazo para realizar as matrículas e trocar os filhos de escola, caso fosse necessário. “Todas as pessoas que se inscreveram por meio do 156 foram contempladas com as vagas que estavam disponíveis. Apenas as pessoas que deixaram de se inscrever estão passando por essa situação”, declarou.

Segundo Gregório, as pessoas “devem ser habituar com os períodos determinados para as matrículas.” “Os pais tiveram um prazo, tanto para matrícula quanto para remanejamento. Sobre a distância de colégios, o fato deve ser apurado. Em algumas situações, o CEP está errado ou o pai solicitou uma escola errada.”

A contadora Dalva de Oliveira disse que a situação vivida pelos pais é “humilhante e incômoda”. Segundo ela, o sistema de matrículas deveria ser administrado de outra forma. “Eles poderiam ter pego previamente o nome de todo mundo, separado direitinho. É complicado ficar aqui na chuva esperando alguma vaga de remanejamento. É humilhante.”

Documentação
As matrículas de vagas remanescentes podem ser efetuadas até sexta-feira (19).
No ato da confirmação devem ser apresentados os seguintes documentos:

Educação Infantil: duas fotos 3×4 do aluno; documento de identidade; comprovante ou declaração de residência; cartão de vacina.

Ensino Fundamental e Médio: duas fotos 3×4 do aluno; documento de identidade; comprovante ou declaração de residência.

Fonte: G1

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui