Professores de Brasília fazem ato em apoio a docentes do Paraná

profs1Professores da rede pública de educação do Distrito Federal fizeram uma manifestação em  apoio aos professores do Paraná nesta terça-feira (5) em frente à Câmara Legislativa. Os alunos foram liberados mais cedo. Atos de apoio aos docentes do Paraná ocorreram em  várias cidades do país.

Segundo o sindicato dos professores, a manifestação reuniu mil pessoas. A Polícia Militar calculou em 300 o número de manifestantes. Os manifestantes usavam camisas pretas com frases como “a educação não se calará em defesa da democracia” na frente e “todos juntos contra a truculência, a censura e a mordaça” atrás.

O protesto contra a censura era uma referência à circular que veda aos servidores e gestores repassar à imprensa informações sem autorização. Os manifestantes também protestavam contra projeto de lei que, segundo o sindicato, limita os conteúdos e a forma de ensino dos educadores. O grupo pedia ainda a aprovação do plano distrital de educação que tramita na Câmara Legislativa.

“Como educadora, o recado mais importante é a luta dos professores contra os ataques à democracia. Temos um papel fundamental para os alunos, repassamos a dimensão de respeito. Queremos que a população assuma nossas bandeiras também”, disse a diretora do Sinpro, Rosilene Correa.

Paraná
No dia 29 de abril a Polícia Militar entrou em confronto com professores da rede pública do Paraná que protestavam contra o projeto de lei que promove mudanças no custeio do Regime Próprio da Previdência Social dos servidores estaduais.

Segundo a prefeitura de Curitiba, 213 pessoas e 20 policiais ficaram feridos em mais de duas horas em conflito, que teve o uso de bombas e balas de borracha.

Professores da rede pública estendem bandeira do Brasil durante manifestação em Brasília (Foto: Gabriela Berrogain/G1)Professores da rede pública estendem bandeira do Brasil durante manifestação em Brasília (Foto: Gabriela Berrogain/G1)
Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code