27 de novembro: Dia Nacional de Combate ao Câncer em Novo Gama

Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Câncer. A data comemorativa foi instituída pelo Ministério da Saúde por meio da Portaria MS/GM nº 707/1988 com a finalidade de conscientizar a população a respeito dos riscos, ressaltar a importância do diagnóstico precoce e de medidas preventivas contra o câncer.

O câncer pode ser causado por diversos fatores, como predisposição genética, exposição a substâncias carcinogênicas, tabagismo, consumo excessivo de álcool, obesidade, falta de atividade física, alimentação não saudável e infecções virais.

Para prevenir o câncer, é importante adotar um estilo de vida saudável, como praticar atividades físicas regularmente, ter uma alimentação balanceada com frutas, legumes e verduras, evitar o consumo de tabaco e bebidas alcoólicas em excesso, proteger-se contra infecções virais e realizar exames preventivos regularmente. É fundamental também evitar a exposição a substâncias tóxicas e realizar consultas médicas periódicas para monitorar a saúde.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer é a segunda causa de mortes no Brasil e no mundo atualmente, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares. Ainda de acordo com o órgão, até 2030 os números podem crescer, chegando a 27 milhões de casos incidentes de câncer, 17 milhões de mortes por câncer e 75 milhões de pessoas vivas, anualmente, com câncer.

Importante ressaltar que o câncer possui tratamento e, quanto mais precocemente descoberto, maiores são as chances de cura. Faça exames de rotina e cuide-se.

Fonte: Governo de Novo Gama-GO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui