Início Distrito Federal Ibaneis Rocha destaca modelo de integração policial que transformou segurança no DF

Ibaneis Rocha destaca modelo de integração policial que transformou segurança no DF

Da redação do Conectado ao Poder

Governador do Distrito Federal afirma que ação coordenada entre forças de segurança é decisiva para reduzir a criminalidade e defende mudanças no sistema nacional

Ao participar da abertura do Fórum de Segurança Pública pelo Brasil na última terça-feira (25), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) defendeu a integração entre as corporações policiais como principal estratégia para combater a criminalidade. Segundo ele, ações coordenadas, investimento em equipamentos e valorização profissional são os pilares que sustentam os avanços obtidos na segurança pública do DF nos últimos anos.

Ibaneis destacou que, desde 2019, as polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros e outras forças da capital atuam de forma integrada, o que tem refletido diretamente na queda dos índices de violência. “Com essa união, temos colhido resultados expressivos ano após ano. A segurança pública só avança com planejamento, preparo e articulação entre as instituições”, afirmou o governador.

Os dados reforçam a eficácia do modelo. De acordo com o Atlas da Violência dos Municípios 2024, Brasília é hoje a segunda capital mais segura do país, atrás apenas de Florianópolis. O Distrito Federal também atingiu, em 2024, a menor taxa de homicídios em quase meio século, com números similares aos registrados há 30 anos. O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, elogiou o desempenho do governo local e defendeu o fortalecimento institucional do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), criado em 2018. “Infelizmente, o Susp ainda carece de força normativa para garantir a integração entre os estados”, disse.

O evento, promovido pelo partido Progressistas e pela Fundação Francisco Dornelles, reúne autoridades e especialistas em um ciclo de dois dias de debates. A vice-governadora do DF, Celina Leão, também reforçou a importância da cooperação entre entes federativos e destacou os avanços conquistados. “No Distrito Federal, mostramos que é possível enfrentar a criminalidade com coragem política, planejamento e compromisso com o cidadão”, pontuou.