A Seleção Brasileira de basquete encerrou sua campanha na primeira fase dos Jogos Pan-Americanos de Toronto na noite desta quinta-feira. Com a vitória por 93 a 83 sobre os Estados Unidos, o time masculino avança como líder do Grupo A e enfrenta a República Dominicana na semifinal.
Após vitórias sobre Estados Unidos, Venezuela e Porto Rico, o Brasil chega aos seis pontos ganhos e enfrenta às 14h30 (de Brasília) de sexta-feira os dominicanos, vice-líderes do Grupo B. Na outra semifinal, os norte-americanos pegam o Canadá.
Brasil e Estados Unidos disputam os Jogos Pan-Americanos de Toronto com elencos alternativos. A seleção norte-americana, no entanto, é representada por um time predominantemente formado por atletas universitários, já que não costuma priorizar a competição.
O Brasil foi superior desde o início da partida desta quinta-feira e venceu os três primeiros quartos, o terceiro por nove pontos de diferença (28 a 19). A Seleção diminuiu o ritmo e os Estados Unidos ganharam o último período (26 a 18), mas não conseguiram evitar a derrota.
Inspirado, Vitor Benite terminou como cestinha ao anotar um total de 34 pontos – preciso, ele acertou oito dos 11 arremessos de três tentados durante a partida. Augusto Lima marcou 14, um a mais que JP Batista. Pelos Estados Unidos, Tavrean Prince respondeu com 17 pontos.
Em 18 confrontos com os Estados Unidos na história dos Jogos Pan-Americanos, o Brasil passa a contar com cinco vitórias. A Seleção coleciona um total de seis bronzes, duas pratas e cinco ouros no torneio, o mais recente conquistado no Rio de Janeiro 2007.