Início Distrito Federal Brasileiros permanecem em Israel após fechamento do espaço aéreo

Brasileiros permanecem em Israel após fechamento do espaço aéreo

Da redação do Conectado ao Poder

Após ataque ao Irã, o governador do DF confirma que os secretários que viajaram estão bem e aguardam retorno.

No dia 13 de junho de 2025, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, confirmou que os secretários que compõem a comitiva do Consórcio Brasil Central, enviada a Israel, continuam bem após o fechamento do espaço aéreo israelense. A medida foi tomada após um ataque ao Irã, revelando uma preocupação com a segurança.

A comitiva, que iniciou sua missão no dia 7 de junho, inclui autoridades do Distrito Federal e representantes de outros estados. O grupo é formado por 22 pessoas, incluindo os secretários de Agricultura, Ciência e Tecnologia, e Desenvolvimento Social do DF. A missão visava fortalecer a cooperação internacional nas áreas de desenvolvimento regional.

O Consórcio Brasil Central ressaltou que a viagem ocorreu a convite do governo israelense e com o apoio da embaixada de Israel no Brasil. Além disso, a entidade está dialogando com o Ministério das Relações Exteriores de Israel e a Embaixada do Brasil em Tel Aviv para encontrar soluções para o retorno seguro da delegação diante do cenário de tensão na região.

Entre os secretários que ainda se encontram em Israel estão também representantes dos estados de Goiás e Mato Grosso do Sul, mostrando a importância da missão para várias esferas do governo. O prazo inicial para o retorno da comitiva estava marcado para o dia 14 de junho, mas a situação atual complicou a repatriação dos integrantes.

O clima de incerteza se intensifica conforme a situação em Israel se desenvolve, enquanto os membros da comitiva aguardam uma definição sobre como e quando retornarão ao Brasil.