Início Brasil Comissão do Senado vai debater reajuste anual do Fundo Constitucional do DF

Comissão do Senado vai debater reajuste anual do Fundo Constitucional do DF

Enfoque será nos impactos para a saúde do DF; data do encontro ainda será definida

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou, nesta quarta-feira (27), por unanimidade, um requerimento apresentado pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e pelo senador Izalci Lucas (PL-DF) para debater a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 1/2025, que pretende alterar as regras de reajuste do Fundo Constitucional do Distrito Federal.

O projeto será discutido por meio de uma audiência pública, com enfoque nos impactos do FCDF para a saúde local, e a data de realização do encontro deve ser definida nas próximas semanas.

“As unidades de saúde do DF atendem pacientes do país inteiro, especialmente moradores de Goiás e Minas Gerais, de cidades do Entorno próximas a Brasília. Nosso FCDF, que hoje custeia parte da saúde, está sob constante ameaça e, por isso, considero importante discutirmos esse tema, para alertar os impactos sociais de qualquer corte orçamentário”, destaca a senadora.

Entre os convidados para a audiência pública estarão:
• O secretário de Saúde do DF, Juracy Cavalcante Lacerda Junior;
• A deputada distrital Dayse Amarilio;
• O deputado distrital Jorge Viana;
• O presidente do Instituto de Gestão Estratégica do DF (Iges-DF), Cleber Monteiro;
• O presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Vigilância Ambiental e Saúde do DF, Iuri Marques;
• O presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem no Distrito Federal João Cardoso Silva;
• O presidente do Sindicato dos Médicos do DF, Marcos Gutemberg Fialho da Costa;
• O presidente Presidente do Sindicato dos Odontologistas do Distrito Federal, Wendel Teixeira Santos; e
• O presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal, Jorge Henrique de Sousa e Silva Filho;

PEC 1/2025

De autoria do senador Izalci, a proposta visa garantir que os recursos transferidos pela União ao Fundo sejam corrigidos anualmente pela variação da receita corrente líquida (RCL) da União.

Isso significa que o valor repassado ao Distrito Federal será ajustado de acordo com o crescimento ou diminuição da receita líquida da União, assegurando que o Distrito Federal tenha recursos adequados para suas funções.

Para a gestão do DF como um todo, haverá uma garantia de que os recursos recebidos serão ajustados conforme a variação da receita da União, o que pode proporcionar maior estabilidade financeira para a manutenção de serviços públicos essenciais, como segurança e assistência.

A PEC também implica um compromisso de ajustar os repasses ao Distrito Federal de acordo com a variação da receita.

A medida pode, também, resultar em uma melhoria na prestação de serviços públicos, já que os recursos destinados ao FCDF serão corrigidos anualmente, garantindo um financiamento mais estável e previsível.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Senadora Damares Alves