Da redação do Conectado ao Poder
Durante encontro, governador destacou áreas estratégicas como tecnologia, energia renovável e agronegócio para colaboração.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, se reuniu nesta segunda-feira (15/9) com o novo embaixador da Índia, Dinesh Bhatia, em Goiânia, onde defendeu o fortalecimento das parcerias entre Goiás e o país asiático. Durante a conversa, Caiado ressaltou a importância de desenvolver estratégias para acelerar as parcerias que foram discutidas em uma missão oficial ao país em fevereiro.
O governador, acompanhado por membros da equipe de governo, deu boas-vindas ao embaixador e reafirmou o interesse em ampliar os acordos de cooperação. Ele destacou que temas essenciais para o desenvolvimento do estado, como energia renovável, agronegócio e tecnologia, estão na pauta. “Vejo uma parceria muito produtiva”, comentou Caiado, ressaltando seu desejo de estreitar os laços com a Índia.
Caiado também enfatizou a posição geográfica de Goiás como estratégica para o escoamento de produtos e o potencial do estado para atrair investimentos, especialmente na exploração de terras raras. “Goiás é um estado muito rico do ponto de vista de minérios críticos. Temos minas de terras raras sendo exploradas”, afirmou o governador, manifestando interesse em desenvolver o processamento desse mineral, essencial para novas tecnologias.
Outro ponto abordado foi a cooperação na agricultura, especialmente no uso de biotecnologia no cultivo de milho e soja. O governador afirmou: “Estamos dispostos a ampliar nossa área de pesquisa em parceria com vocês”.
O embaixador Dinesh Bhatia, que iniciou suas atividades no Brasil em junho, mostrou-se receptivo às propostas, citando o interesse da Índia em estabelecer novos acordos, especialmente na área de mineração, incluindo a produção de aço e cobre. Ele destacou a missão que a Índia iniciou no Brasil para avaliar investimentos na mineração.
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, propôs ainda um acordo de cooperação na área de inteligência artificial, elogiando a legislação goiana que favorece o desenvolvimento desse setor na América Latina.
A missão de Caiado à Índia resultou em avanços significativos, como a tratativa para a exportação de feijão-caupi biofortificado e uma parceria com o T-Hub, o maior hub de startups da Ásia, que visa conectar startups goianas e indianas.
Na área farmacêutica, um acordo com a indústria Sun Pharma, uma das maiores do mundo, permitirá que Goiás se torne um importante ponto de entrada para medicamentos oncológicos, gerando novos empregos e movimentando a economia local.










