Lula recebe sugestões de 13 mulheres para nova vaga no STF

- Publicidade -

Da redação do Conectado ao Poder

Entidades pressionam Lula por uma indicação feminina após saída de Barroso do Supremo Tribunal.

Após a saída do ministro Luís Roberto Barroso do Supremo Tribunal Federal, diversas entidades pressionam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para indicar uma mulher para a vaga na Corte. Barroso já expressou que gostaria de ver uma mulher assumindo o cargo. Atualmente, o STF conta apenas com uma ministra, Cármen Lúcia, que ocupa o cargo desde 2006.

Dentre os nomes sugeridos por essas organizações, destacam-se mulheres de destaque na áreas jurídica, como Lívia Sant’Anna Vaz, promotora de Justiça na Bahia e doutora em Ciências Jurídico-Políticas, e Edilene Lobo, ministra do TSE e primeira mulher negra a ocupar um cargo no tribunal. Karen Luise, juíza do Rio Grande do Sul e membro do Conselho Nacional do Ministério Público, também foi sugerida.

Maria Elizabeth Rocha, atual presidente do Superior Tribunal Militar e a primeira mulher a ocupar essa posição, é outra nome forte na lista. Ela já atuou como procuradora federal e em vários órgãos do governo. Além dela, Lívia Casseres e Mônica de Melo, defensoras públicas em seus respectivos estados, e Sheila de Carvalho, advogada internacional com atuação em direitos humanos, são outras indicadas. Vera Lúcia Araújo, também mencionada, foi a primeira mulher negra a se tornar ministra substituta do TSE.

No entanto, apesar dessas indicações, informações de bastidores sugerem que os favoritos para a vaga seriam homens, como Jorge Messias e Rodrigo Pacheco. Esses fatos evidenciam a falta de mulheres em posições de poder, em uma circunstância onde a igualdade de gênero se torna cada vez mais essencial na política e na justiça brasileira.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui