Da redação do Conectado ao Poder
Celina Leão reforça o compromisso do GDF com as necessidades dos policiais penais, promovendo diálogo e negociação.

A governadora em exercício Celina Leão se reuniu na tarde de quinta-feira (16) com representantes do Sindicato da Polícia Penal para discutir as reivindicações da categoria. O encontro reforçou a importância do diálogo entre o governo e os profissionais de segurança pública do Distrito Federal.
Durante a reunião, Celina enfatizou sua experiência e proximidade com a carreira dos policiais penais. “Antes mesmo de ser deputada distrital, eu era chefe de gabinete na Câmara Legislativa e acompanhava de perto o trabalho de vocês dentro do sistema prisional. Sei da importância de cada profissional e acompanho as evoluções da carreira”, destacou.
A governadora também se comprometeu a discutir as demandas com o governador Ibaneis Rocha, garantindo que as portas seguem abertas para a categoria. O presidente do Sindicato, Paulo Rogério da Silva, agradeceu a postura proativa da governadora e manifestou confiança na busca por uma solução justa.
Nos últimos anos, o Governo do Distrito Federal já teve ações significativas voltadas à valorização da Polícia Penal. Entre 2019 e 2025, foram nomeados 889 policiais penais para reforçar a Secretaria de Administração Penitenciária. Em 2024, uma nova lei sancionada pelo governador Ibaneis Rocha trouxe reajustes salariais e melhorias na carreira, como a criação da Carteira de Identidade Funcional.
Além disso, o GDF investiu R$ 10 milhões em 2023 na aquisição de 57 veículos para melhorar a infraestrutura do sistema prisional. O reconhecimento da importância da função e a criação da indenização de serviço voluntário foram também alguns avanços promovidos pela atual gestão.










