Da redação
O Aeroporto Internacional de Brasília foi eleito o segundo mais pontual do mundo entre os de médio porte, segundo a empresa especializada Cirium. O terminal registrou 88,36% de partidas no horário, em um total de 114.481 voos realizados. O ranking é liderado pelo Aeroporto Internacional Tocumen, na Cidade do Panamá, que obteve índice de 93,34%. Em terceiro lugar ficou o Aeroporto de Joanesburgo, na África do Sul, com 86,22%.
A Cirium considera aeroportos de médio porte aqueles que movimentam entre 15 milhões e 25 milhões de assentos por ano. Outros aeroportos brasileiros também foram destaque na lista da categoria: Galeão (RJ), Viracopos (SP) e Confins (MG) ocuparam a 6ª, 8ª e 10ª posições, respectivamente. Na categoria de pequenos aeroportos, Santos Dumont (RJ) ficou em 3º e Salvador (BA) em 8º lugar.
Autoridades do Distrito Federal comemoraram o reconhecimento internacional. “É um motivo de grande orgulho para o turismo de Brasília ver o Aeroporto Internacional reafirmando sua excelência operacional”, afirmou o secretário de Turismo, Cristiano Araújo. Ele ressaltou que o resultado fortalece a confiança de turistas e operadores do setor.
Em 2023, o aeroporto foi apontado pela AirHelp como o melhor das Américas e o 4º do mundo, com nota 8,47. Entre janeiro e setembro de 2023, o terminal registrou 13,8 milhões de embarques e desembarques. Atualmente, é o único do país com voos diretos para todas as capitais estaduais e oferece nove rotas internacionais para oito países, incluindo destinos como Lisboa, Buenos Aires, Santiago e Miami.
O secretário de Relações Internacionais do DF, Paco Britto, destacou que “o trabalho realizado pelo governo Ibaneis Rocha transformou a capital em uma cidade turística e de negócios”. Segundo ele, conquistas como novos voos internacionais e a expectativa de uma rota para Roma em 2024 reforçam a importância da pontualidade do aeroporto.






