Ano-novo com notebook novo: veja dicas de como escolher e modelos em oferta


Da redação

Especialistas recomendam que notebooks contem com, no mínimo, 8 GB de memória RAM para garantir bom desempenho em atividades cotidianas. “É o mínimo recomendável para garantir fluidez, especialmente com várias abas abertas ou videoconferências”, explica o professor Zuffo.

Em relação ao armazenamento, mesmo para modelos básicos, a preferência deve ser por unidades SSD. Os SSDs oferecem desempenho e velocidade superiores em comparação aos HDs tradicionais. “O notebook fica muito mais rápido, sendo que um SSD de 256 GB atende bem a maioria dos usuários”, afirma Zuffo.

A bateria é outro ponto essencial na escolha do notebook. Segundo Pereira, notebooks mais simples podem alcançar até 12 horas de duração por consumirem menos energia. Para maior mobilidade, ele recomenda priorizar aparelhos que ofereçam, no mínimo, de seis a oito horas de autonomia em tarefas leves.

O desempenho da bateria pode ser impactado por fatores como brilho da tela, uso do Wi-Fi e o número de aplicativos em funcionamento ao mesmo tempo. Esse consumo adicional pode reduzir consideravelmente o tempo de uso longe da tomada.

Portanto, antes da compra, consumidores devem avaliar a necessidade de memória RAM, optar por SSD e considerar notebooks com boa autonomia de bateria, observando também os hábitos de uso para tirar o melhor proveito do equipamento.