Início Brasil TCU aponta sobrepreços de até 1.000% em licitações da COP30

TCU aponta sobrepreços de até 1.000% em licitações da COP30


Da redação

O Tribunal de Contas da União (TCU) identificou falhas e irregularidades em licitações realizadas para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP30, que ocorreu em novembro do ano passado, em Belém.

De acordo com relatório elaborado pelo ministro Bruno Dantas, foram verificadas inconsistências no processo de seleção das empresas responsáveis pelo planejamento, organização e fornecimento de bens e serviços para o evento internacional.

O documento aponta ainda a ocorrência de sobrepreços que chegaram a até 1.000% em alguns contratos firmados para a realização da COP30. As apurações detalham que esses valores ultrapassaram significativamente os patamares praticados normalmente pelo mercado.

O TCU recomenda que os órgãos responsáveis tomem providências para corrigir as falhas identificadas e evitar o desperdício de recursos públicos em futuras contratações relacionadas ao evento.

O relatório, com as constatações e orientações, foi entregue e deve subsidiar medidas corretivas a serem adotadas pelas autoridades envolvidas na organização da COP30.