Da redação
A popularização dos dispositivos compatíveis com Alexa no Brasil impulsionou o crescimento do uso da assistente de voz no país. Disponíveis em diversas marcas nacionais e globais, mais de 3.000 itens de Casa Inteligente podem atualmente ser encontrados no mercado brasileiro. Esses equipamentos permitem controlar diferentes funções residenciais por meio de comandos de voz.
Em 2025, foram registradas mais de 4 bilhões de ações relacionadas à casa inteligente, como o comando “Alexa, apague a luz”. Além disso, usuários requisitaram mais de 2 bilhões de timers, lembretes e alarmes durante o período.
Outro destaque do uso da Alexa são as chamadas rotinas, que automatizam tarefas sem a necessidade de comandos individuais. Essas automações podem ser ativadas tanto por frases específicas quanto de forma totalmente automática, facilitando a experiência do usuário.
Exemplos de rotinas populares incluem pedir “Alexa, boa noite”, ao que a assistente desliga todas as luzes de casa, ou “Alexa, bom dia”, quando ela informa a previsão do tempo, resume as notícias e pode até ligar uma cafeteira conectada. As rotinas também podem ser programadas para acender determinadas luzes ao pôr do sol ou tocar uma playlist favorita ao entrar em casa.
A expansão da oferta de dispositivos compatíveis e a oferta de funções mais acessíveis são apontadas como os principais fatores para esse avanço no uso da Alexa no Brasil.




