Da redação
O 18º Encontro de Muladeiros de Iporá foi encerrado neste sábado (31/01), reunindo cerca de 10 mil pessoas no Oeste de Goiás, com apoio do Governo estadual. Reconhecido como um dos maiores eventos do segmento no mundo, o encontro destacou-se por segurança reforçada, estrutura ampliada e incentivo à cultura e à economia local.
Durante a programação, o governador Ronaldo Caiado valorizou o reconhecimento nacional de Goiás pela segurança pública. “Temos aqui a melhor polícia do Brasil. Sem dúvida, a maior segurança pública. Aqui bandido não se cria, ou muda de profissão, ou se muda do Estado de Goiás”, afirmou. Caiado ainda apontou avanços em setores como educação, saúde, programas sociais, tecnologia e geração de empregos durante seus mandatos.
O evento, realizado pela Associação dos Muladeiros do Oeste Goiano (Amog), ofereceu provas de marcha, morfologia, laço, apartação e rédea, além de concursos, como o de berrante, e a tradicional queima do alho, típica das comitivas. O Encontro é considerado referência nacional e internacional, gerando forte impacto econômico para Iporá ao movimentar comércio, hotelaria, alimentação, transporte e turismo.
Segundo Corival Vieira, presidente da Amog, a edição de 2026 surpreendeu pelo número recorde de participantes. “2026 foi uma surpresa muito grande para nós, a gente não contava com a quantidade de comitivas aqui dentro, mas o povo, mais uma vez, vestiu a camisa e veio”, destacou.
A programação também contou com a participação de José Mário Schreiner, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), que reforçou a importância do apoio contínuo ao setor rural. A cada edição, o Governo de Goiás investe na ampliação da infraestrutura, promovendo a valorização do patrimônio cultural das comitivas e muares da região.






