Da redação
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) beneficiou 11 pessoas em situação de rua por meio do programa De Volta Para Casa, na última semana de janeiro de 2026. O projeto facilita o retorno voluntário dessas pessoas ao convívio familiar em suas cidades de origem, inclusive em outros estados do país.
O programa oferece passagem de ônibus e um kit alimentação para consumo durante a viagem. Para ter acesso ao benefício, é necessário estar inserido no Cadastro Único, portar um documento com foto ou boletim de ocorrência em caso de roubo ou perda, e fornecer um contato da cidade para onde deseja retornar.
Os beneficiários assinam uma declaração em que expressam, de forma voluntária, o desejo de voltar para casa. Uma equipe da Seds acompanha os participantes até a rodoviária, de onde seguem viagem até o destino informado em qualquer estado do Brasil.
Segundo a Seds, desde 2024 o De Volta Para Casa já atendeu 438 pessoas em situação de rua. O programa busca impulsionar a reintegração social e familiar, visando a melhoria das condições de vida dos beneficiados.
A iniciativa faz parte das ações da Seds para combater a vulnerabilidade social, oferecendo apoio e alternativas de reintegração para a população em situação de rua no estado.






