Início Goiás Cidadão Tech 60+ forma 457 novos alunos

Cidadão Tech 60+ forma 457 novos alunos

- Publicidade -


Da redação

A coordenadora do Goiás Social e presidente de honra da OVG, primeira-dama Gracinha Caiado, e o vice-governador Daniel Vilela participaram, nesta quarta-feira (11/02), da formatura de 457 alunos do programa Cidadão Tech 60+. A cerimônia, no Palácio da Música, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, reuniu formandos de 15 municípios e familiares. A iniciativa integra a política de inclusão digital do Governo de Goiás, por meio do Goiás Social e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

“Hoje celebramos 457 pessoas que decidiram provar ao mundo, e a si mesmas, que nunca é tarde para aprender, evoluir e sonhar. O Cidadão Tech é mais que um curso, é uma ponte entre o medo e a coragem, entre o ‘não sei’ e o ‘eu consegui’”, disse Gracinha Caiado, ao afirmar que a ação se consolidou como política pública. “Entre 2024 e 2026 já são quase mil pessoas idosas formadas… A tecnologia, quando chega para incluir, transforma vidas, aproxima famílias e fortalece a autonomia”, afirmou.

Daniel Vilela destacou que o objetivo é não deixar ninguém para trás na transformação digital. “Esse curso é exatamente isso: dar a vocês capacidade e conhecimento para entrar nesse mundo de informações, novas relações e oportunidades. Nosso compromisso é fazer com que os serviços do governo estejam na palma da mão de vocês, de forma simples e acessível.” Ele acrescentou: “Hoje temos formandos de 15 municípios, mas queremos chegar a todo o estado…”.

O secretário da Secti, José Frederico Lyra Netto, apresentou resultados: “Já alcançamos quase mil alunos com mais de 60 anos e temos 90,8% de satisfação… Muitos alunos tinham medo até de fazer um Pix ou usar aplicativos de saúde, e hoje fazem isso com segurança”. Segundo ele, o curso seguirá avançando e “as próximas turmas também terão inteligência artificial na grade do curso”.

O secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Matos, ressaltou que o Cidadão Tech integra uma rede de políticas à pessoa idosa. A aluna Rosa Maria da Silva relatou: “A gente tinha medo até de usar o celular… O curso nos trouxe segurança, liberdade e mais independência”. Lançado em 2023, o Cidadão Tech 60+ atende pessoas com 60 anos ou mais inscritas no CadÚnico, com 60 horas e conteúdos como uso de WhatsApp e redes sociais, prevenção a fake news, segurança digital, prevenção a golpes e acesso a serviços públicos online.