Início Mundo Espanha anuncia que fornecerá ajuda humanitária a Cuba por meio da ONU

Espanha anuncia que fornecerá ajuda humanitária a Cuba por meio da ONU

- Publicidade -


Da redação

O Ministério das Relações Exteriores da Espanha anunciou, nesta segunda-feira (16), o envio de ajuda humanitária a Cuba por meio da ONU. Segundo comunicado à imprensa, o apoio será em alimentos e suprimentos essenciais de saúde, mas não houve detalhamento sobre valores ou cronograma de entrega.

A decisão foi tomada após encontro entre o chanceler espanhol, José Manuel Albares, e o ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, durante breve escala do dirigente cubano em Madri, após visitas à China e ao Vietnã. Não foram divulgados mais detalhes sobre a negociação.

Rodríguez destacou, em nota, o compromisso de fortalecer o diálogo e a cooperação política, econômica e comercial entre os dois países, citando o “atual contexto internacional complexo, diante das violações da paz, da segurança e do direito internacional, e da crescente agressão dos Estados Unidos contra Cuba”.

A crise em Cuba se agravou após pressão do governo de Donald Trump, que adotou medidas para sufocar as finanças da ilha. Havana enfrenta grave crise energética com a interrupção do fornecimento de petróleo da Venezuela, após a captura de Nicolás Maduro pelos EUA, e ameaça americana de impor tarifas a países que vendam petróleo a Cuba.

Em resposta, o governo cubano adotou medidas emergenciais, restringindo a venda de combustíveis e reduzindo o transporte público, já duramente afetado pela crise econômica, apagões e escassez de alimentos e medicamentos.