Da redação
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quinta-feira (19) que o banqueiro Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, não é obrigado a comparecer aos depoimentos agendados para a próxima semana em comissões do Senado.
Os depoimentos estavam previstos para a segunda-feira (23), na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, e para a terça-feira (24), na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Mendonça ressaltou que a participação de Vorcaro nas audiências é facultativa, já que ele figura como investigado em processo que apura fraudes no Banco Master.
Na decisão, Mendonça também negou o pedido da defesa de Vorcaro para que este pudesse viajar até Brasília em um jatinho particular, sob alegação de questões de segurança. Segundo a decisão, não há justificativa para conceder transporte aéreo especial ao investigado.
Vorcaro está entre os alvos da Operação Compliance Zero, deflagrada pela Polícia Federal em novembro de 2023, para apurar a concessão de créditos falsos pelo Banco Master. A investigação inclui ainda a tentativa de compra do Banco Master pelo Banco Regional de Brasília (BRB), instituição pública vinculada ao governo do Distrito Federal.
As investigações iniciais apontam que as fraudes podem somar até R$ 17 bilhões.






