Início Distrito Federal 1ª VIJ divulga balanço de ações de proteção a crianças no carnaval...

1ª VIJ divulga balanço de ações de proteção a crianças no carnaval de Brasília


Da redação

Durante o carnaval de 2026, realizado de 13 a 17 de fevereiro no Distrito Federal, 60 agentes de proteção da Vara da Infância e da Juventude (1ª VIJ) atuaram de forma ostensiva em eventos da capital para fiscalizar, orientar e proteger crianças e adolescentes. A ação foi coordenada pelo Núcleo de Apuração e Proteção, vinculado à 1ª VIJ.

Segundo o Núcleo, foram registradas 19 abordagens a adolescentes consumindo bebida alcoólica. Além disso, 216 orientações foram dadas a ambulantes, bares e caixeiros sobre a proibição da venda de álcool para menores, e outras 152 orientações dirigidas a pais, responsáveis e equipes de segurança acerca da legislação vigente.

A fiscalização cobriu 27 locais, incluindo eventos e blocos públicos, além de alguns eventos privados. Entre as ações, destacam-se sete atendimentos a crianças perdidas, uma ocorrência de primeiros socorros, oito termos de entrega sob responsabilidade de pais ou responsáveis legais, diversas abordagens para verificação de idade e um encaminhamento à Delegacia da Criança e do Adolescente.

A atuação ocorreu de forma integrada com diversos órgãos de segurança pública, sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública do DF, o que foi considerado fundamental para a garantia da segurança de crianças e adolescentes durante as festividades.

Os agentes, todos voluntários, atuam em locais com presença de crianças e adolescentes, como estádios, bares e cinemas, realizando fiscalizações preventivas e ações de orientação sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com o objetivo de proteger o público infantojuvenil de ameaças e violações de direitos.