Da redação
A Justiça do Rio de Janeiro determinou que o ex-governador Anthony Garotinho apague de suas redes sociais uma publicação em que insinua envolvimento pessoal da secretária estadual de Administração Penitenciária, Maria Rosa Lo Duca Nebel, com um policial. A decisão, proferida pela 30ª Vara Cível da capital, atende a um pedido da secretária, que processou Garotinho por ataques à sua vida privada.
O juiz Mauricio Chaves de Souza Lima também ordenou que Garotinho se abstenha de novas publicações sobre a vida particular de Maria Rosa. No entanto, a decisão foi parcial. O magistrado rejeitou a solicitação para retirar outras manifestações do ex-governador em redes sociais, podcasts e em depoimento à CPI do Crime Organizado no Senado.
Nessas declarações, Garotinho acusou a secretária de irregularidades no sistema prisional do estado, incluindo suposta cobrança de propina de fornecedores e manipulação de licitações. Segundo o juiz, críticas e acusações relativas à atuação de gestores públicos não devem ser removidas de forma antecipada, cabendo ao processo verificar eventuais abusos.
Maria Rosa afirmou à Justiça ter sido vítima de calúnia, difamação e ataques em redes sociais realizados por Garotinho, alegando que tais falas atingem sua honra e reputação. O ex-governador, por sua vez, se prepara para disputar uma vaga de deputado federal pelo Republicanos em 2026, deixando de lado a possibilidade de candidatura ao Senado.
Procurada, a secretária informou que não irá se manifestar sobre o caso. Garotinho também não respondeu até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto para manifestações.






