Da redação
Os presidentes do PSDB, Aécio Neves, e do Cidadania, Alex Manente, anunciarão nesta terça-feira, 10, a continuidade da federação entre os dois partidos. O acordo será oficializado em evento na Câmara dos Deputados.
A decisão ocorre em meio a uma forte crise interna no Cidadania. Nesta semana, a legenda promoveu dois congressos divergentes. Na quarta-feira, o grupo ligado a Roberto Freire elegeu Alex Manente como presidente do partido. Já a ala de oposição, que se declara majoritária, contestou o processo, alegando que foi realizado com uma minoria. Na sexta-feira, 6, organizou novo congresso e elegeu Comte Bittencourt para a presidência.
A federação entre PSDB e Cidadania foi formada nas eleições de 2022, elegendo 18 deputados federais. Durante o mandato, o Cidadania tentou romper a aliança, mas recuou posteriormente. A crise interna se intensificou, com desdobramentos no STF. Atualmente, entre os três deputados federais do Cidadania, dois estão prestes a migrar para outros partidos.
Diante do impasse, lideranças do Cidadania afirmaram que a continuidade da federação pode ser questionada na Justiça, devido à disputa sobre a legitimidade da direção do partido.
Apesar do cenário de incerteza, PSDB e Cidadania consolidarão o acordo nesta terça-feira. Aécio Neves assumirá a presidência da federação, e Alex Manente será o vice-presidente.







