Início Goiás Pesquisa apoiada pela Fapeg cria rota sustentável contra Alzheimer

Pesquisa apoiada pela Fapeg cria rota sustentável contra Alzheimer


Da redação

Uma pesquisa do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás (UFG), apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), conquistou o segundo lugar na categoria Inovação de Processos do Prêmio Inova UFSC 2025. A premiação ocorreu em 26 de fevereiro, na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis.

O trabalho, coordenado pelos pesquisadores Sumbal Saba e Jamal Rafique, do Laboratório de Síntese Sustentável e Organocalcogênio (LabSO/UFG), criou uma rota sustentável para a síntese de compostos com potencial para o tratamento da doença de Alzheimer. A pesquisa utiliza técnicas de Química Verde, com reações rápidas por irradiação de micro-ondas, solventes sustentáveis e sem geração de resíduos tóxicos.

Segundo Sumbal Saba, o composto mais promissor apresentou atividade superior à da galantamina, referência atual no tratamento do Alzheimer, além de demonstrar forte ação antioxidante por múltiplos mecanismos, considerados estratégicos contra processos neurodegenerativos. A inovação tem patente concedida pelo INPI (BR 10 2022 007315-5, 2022) e é escalável tanto em laboratório quanto em produção industrial.

O projeto recebeu R$ 279.965,00 da Fapeg, via chamada pública 04/2023, destinados à compra de um reator de micro-ondas. Outro apoio, do edital 01/2025, destinou R$ 8.850,00 para custear a participação na premiação. “Sem essa infraestrutura construída com apoio estadual, os resultados que levaram à patente e à premiação simplesmente não existiriam”, afirmou Sumbal Saba.

Os próximos passos envolvem testes pré-clínicos em modelos celulares e animais para avaliar a segurança e eficácia dos compostos. O grupo busca parceria com empresas farmacêuticas e de biotecnologia para licenciamento da tecnologia, com a expectativa de avançar futuramente para fases clínicas como candidato a fármaco contra o Alzheimer.