Início Política Moraes nega saída temporária a hacker da Vaza Jato

Moraes nega saída temporária a hacker da Vaza Jato


Da redação

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido de saída temporária de Walter Delgatti Neto, conhecido como hacker da Vaza Jato. A decisão foi publicada após comunicação da administração do presídio ao STF de que Delgatti estava na lista de presos com parecer favorável à saída temporária prevista para o período de 17 a 23 de março, sob monitoramento por tornozeleira eletrônica.

Moraes seguiu entendimento da Procuradoria-Geral da República (PGR), que também se manifestou contra o benefício. Para o ministro, o pedido apresentado não comprovou a finalidade necessária, conforme determina a Lei de Execução Penal.

De acordo com Moraes, a unidade prisional apenas indicou o período em que a saída ocorreria, sem apresentar qualquer evidência de que Delgatti participaria de curso educacional, condição exigida pela legislação para autorizar a saída temporária de presos.

Walter Delgatti Neto cumpre pena de 8 anos e 3 meses de prisão por invasão de dispositivos informáticos e falsidade ideológica. Em janeiro deste ano, Alexandre de Moraes já havia autorizado a progressão do regime fechado para o semiaberto.

A decisão mantém Delgatti no cumprimento regular de sua pena, sem a concessão do benefício solicitado.