Da redação
O presidente da Bolívia, Rodrigo Paz, afirmou nesta segunda-feira, 16, que organizações criminosas como o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) produzem uma forma de terrorismo. A declaração foi dada em Brasília, após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Paz respondeu a questionamentos sobre a proposta dos Estados Unidos de classificar esses grupos como organizações terroristas. Segundo ele, o crime organizado na América do Sul pratica ações que se assemelham ao terrorismo na região.
O encontro em Brasília teve como pauta principal o combate ao crime organizado nas fronteiras. Na ocasião, Bolívia e Brasil firmaram um pacto de cooperação para intensificar ações contra facções criminosas que operam nos dois países.
Rodrigo Paz destacou a importância do acordo bilateral para trocar informações de inteligência e reforçar a segurança nas áreas fronteiriças, especialmente diante da atuação crescente de organizações criminosas na América do Sul.
O presidente boliviano ressaltou também o compromisso conjunto com o governo brasileiro para enfrentar as ameaças representadas por esses grupos, que, segundo ele, representam risco para a estabilidade da região.







