Início Economia Embrapa inaugura Unidade Mista de Pesquisa e Inovação em Mato Grosso

Embrapa inaugura Unidade Mista de Pesquisa e Inovação em Mato Grosso


Da redação

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) inaugura neste sábado (21) a Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (Umipi) em Nossa Senhora do Livramento, região da Baixada Cuiabana, Mato Grosso. O evento prevê a presença do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. A unidade será instalada em uma área da União, que anteriormente abrigava a estação experimental de piscicultura da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

A nova unidade da Embrapa terá foco em pesquisa e transferência de tecnologia para superar os desafios agropecuários típicos da região, como solos de difícil manejo, baixa altitude e altas temperaturas ao longo do ano. O objetivo principal é fortalecer o desenvolvimento das comunidades rurais, com atenção especial para segmentos como fruticultura, mandiocultura, piscicultura, horticultura, além de sistemas agroflorestais e de integração lavoura-pecuária-floresta.

Segundo Laurimar Vendrusculo, chefe-geral da Embrapa Agrossilvipastoril, a unidade apoiará uma população que representa 30% do Mato Grosso, composta por comunidades quilombolas e indígenas. “A Baixada Cuiabana abarca cidades com IDH muito baixo. Estimular as Pancs [plantas alimentícias não convencionais] e hortas comunitárias é o nosso objetivo no sentido de capacitar nossos produtores e fortalecer as cooperativas”, afirmou.

A expectativa é aumentar a produção local de hortifrutis e piscicultura, contribuindo para a segurança alimentar da região. A Umipi adota um modelo de cooperação entre instituições, compartilhando infraestrutura e recursos humanos e financeiros.

Já foram firmados protocolos de intenções com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal (INPP) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Mato Grosso (Fetagri-MT).