Início Mundo Debate urgente no Conselho de Direitos Humanos aborda ataques do Irã ao...

Debate urgente no Conselho de Direitos Humanos aborda ataques do Irã ao Golfo


Da redação

O Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas realizou nesta quarta-feira, em Genebra, um debate urgente para tratar das ações militares do Irã contra Estados do Golfo e a Jordânia. O centro da discussão foi a “recente agressão militar lançada pelo Irã contra o Bahrein, Jordânia, Kuwait, Omã, Catar, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos em 28 de fevereiro de 2026, visando civis e infraestrutura civil, a qual resultou na perda de vidas inocentes”.

Durante a sessão, foi aprovada por aclamação uma resolução condenando “os ataques flagrantes” do Irã e as tentativas de Teerã de fechar o Estreito de Ormuz. O documento destaca “grave preocupação com os ataques iranianos à infraestrutura energética” e exige que o Irã “cesse todos os ataques não provocados” contra os Estados do Conselho de Cooperação do Golfo, CCG, e a Jordânia.

O Conselho também solicita que o Irã “forneça reparação integral, adequada, efetiva e imediata por todos os danos e prejuízos causados por seus atos ilícitos e internacionalmente ilegais”. A realização do debate foi resultado de um pedido oficial feito há uma semana pelo Bahrein, em nome do CCG, e pela Jordânia. Trata-se do 11º debate urgente do órgão em 20 anos de existência.

O Bahrein enviou cartas a várias entidades da ONU, incluindo o secretário-geral e o Conselho de Segurança, qualificando as ações iranianas como “violações da soberania, do direito internacional e da Carta das Nações Unidas”. Segundo o grupo regional, ataques com mísseis e drones do Irã vêm ocorrendo desde 28 de fevereiro, com alvos em áreas civis e infraestrutura.

Em resposta, o representante permanente do Irã junto à ONU em Genebra solicitou outro debate urgente, com foco na proteção de crianças e instituições educacionais em conflitos armados, citando o ataque aéreo à Escola Feminina Shajareh Tayyebeh, em Minam, Irã.