Da redação
O governador Ibaneis Rocha foi homenageado na primeira edição do Prêmio Mérito Sinlazer-DF, realizada nesta quinta-feira (26), na Associação Médica de Brasília. A iniciativa é promovida pelo Sindicato de Clubes e Entidades de Classe Promotoras de Lazer e Esporte do Distrito Federal (Sinlazer-DF) e reconhece o apoio do Executivo ao setor de lazer e esporte da capital.
Entre as ações destacadas estão a remissão e isenção de encargos em 2023, a regularização fundiária de clubes e associações iniciada em 2022, e a criação da moeda social, que concede descontos na regularização a entidades que prestam serviços comunitários. A isenção do ITBI também foi fundamental para formalizar imóveis desses clubes.
Durante a premiação, Ibaneis Rocha ressaltou o esforço coletivo para aprovar legislações que facilitam a atuação dos clubes. Mencionou a regulamentação da moeda social, agora válida para abater prestações, e o decreto que amplia a política de regularização fundiária, em complementação à Lei nº 6.888/2021. Destacou ainda o papel dos clubes na promoção do esporte, incentivo a crianças, adolescentes e socialização de idosos.
O Sinlazer-DF, que completa 30 anos em junho, reúne cerca de 40 clubes, atendendo 300 mil pessoas e gerando mais de cinco mil empregos diretos e indiretos. Paulo Roberto D’Almeida, presidente de honra do sindicato, elogiou a legislação sancionada desde 2021, fruto de trabalho conjunto entre governo e Câmara Legislativa.
A cerimônia também reconheceu secretários como José Humberto Pires de Araújo, Gustavo Rocha, Daniel Izaias de Carvalho, Marcelo Vaz, Renato Junqueira, Rodrigo Delmasso e Cristiano Mangueira, além de Rôney Nemer, Izídio Santos Júnior e Leonardo Mundim. O secretário Renato Junqueira destacou a importância dos clubes na formação de atletas e no desenvolvimento social e econômico do DF, com apoio de projetos como o Compete Brasília.





