Da redação
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS será encerrada nesta sexta-feira, 27. Há expectativa de que a base petista aprove um relatório paralelo que isenta completamente o governo Lula de envolvimento nas fraudes relacionadas ao desvio de aposentadorias e pensões.
O roteiro para o encerramento da CPMI foi elaborado tanto por parlamentares da base governista quanto da oposição. A estratégia dos governistas é garantir que o texto alternativo exima o Executivo de quaisquer responsabilidades pelas irregularidades investigadas.
Integrantes da oposição, porém, manifestam preocupação com a condução dos trabalhos e criticam a manobra para blindar o governo durante a apuração das denúncias de fraudes no INSS.
A CPMI investigou esquemas de desvio de benefícios previdenciários, analisando documentos e depoimentos ao longo dos últimos meses. No entanto, o relatório que deve ser aprovado recomenda que o governo Lula fique livre de acusações formais.
O encerramento da comissão acontece em meio a avaliações divergentes sobre a efetividade das investigações e a expectativa de reações tanto da oposição quanto de entidades ligadas à Previdência.







