Início Ciência e tecnologia Nasa inicia contagem regressiva para o primeiro lançamento lunar em mais de...

Nasa inicia contagem regressiva para o primeiro lançamento lunar em mais de meio século


Da redação

A Nasa iniciou nesta segunda-feira, 30 de março, a contagem regressiva para o lançamento da primeira missão tripulada à Lua em mais de 50 anos. O lançamento está previsto para acontecer nesta quarta-feira, 1º de abril, às 18h24, horário local (15h24 em Brasília), a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. A contagem regressiva começou às 16h44 desta segunda-feira, no horário local.

Durante coletiva de imprensa, o administrador associado da Nasa, Amit Kshatriya, reforçou a preparação para a missão. “O veículo está pronto, o sistema está pronto, a tripulação está pronta”, afirmou Kshatriya.

Se houver cancelamento ou adiamento do lançamento marcado para quarta-feira, a agência espacial informou que há outras janelas disponíveis até o dia 6 de abril. Na noite de segunda-feira, autoridades da Nasa demonstraram confiança nas operações de engenharia antes do lançamento.

Charlie Blackwell-Thompson, diretora de lançamento, destacou o otimismo da equipe. “Voaremos quando este hardware estiver pronto”, declarou a jornalistas. “Mas tudo indica que, neste momento, estamos em uma situação excelente, verdadeiramente excelente.”

A missão marca o retorno dos voos tripulados à Lua pela primeira vez desde os programas realizados há mais de meio século.