Da redação
A corrida presidencial de 2026 já conta com 11 pré-candidatos de diferentes espectros políticos. Os partidos ainda precisam oficializar suas candidaturas entre 20 de julho e 5 de agosto, e o prazo para o registro termina em 15 de agosto.
Entre os nomes confirmados, está Luiz Inácio Lula da Silva (PT), atual presidente, que, aos 80 anos, tentará seu quarto mandato, sendo esta a sétima vez que disputa o cargo. Flávio Bolsonaro (PL), senador e ex-deputado estadual, é visto como o principal herdeiro político do ex-presidente Jair Bolsonaro e aposta do PL para unificar a direita.
Outros pré-candidatos incluem Aldo Rebelo (DC), ex-deputado federal e ex-ministro nos governos Lula e Dilma Rousseff; Ronaldo Caiado (PSD), governador de Goiás e candidato à Presidência em 1989; Romeu Zema (Novo), reeleito governador de Minas Gerais em 2022; e Renan Santos (Missão), um dos líderes do MBL e estreante em eleições.
A lista traz ainda Hertz Dias (PSTU), ativista e rapper; Rui Costa Pimenta (PCO), que disputou a Presidência em quatro ocasiões; Samara Martins (UP), militante de movimentos sociais e ex-candidata em 2022; Augusto Cury (Avante), autor de best-sellers e novo na política; e Cabo Daciolo (Mobiliza), conhecido pelo discurso religioso e participação no Legislativo.
O cenário ainda pode sofrer alterações até a oficialização das candidaturas, mas já revela a variedade de perfis e propostas que devem marcar o debate rumo ao Palácio do Planalto.







