Da redação
O governo brasileiro busca reduzir o tempo de viagem aérea entre o Brasil e Dacar, capital do Senegal, na costa oeste da África, para estimular o comércio e o turismo entre os dois países e seus vizinhos. Atualmente, não existem voos diretos ligando os dois destinos e, em alguns casos, é necessário fazer escalas em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o que aumenta significativamente o tempo total de deslocamento.
Outras alternativas incluem o uso de hubs – pontos de distribuição de voos – situados em aeroportos europeus ou em cidades africanas mais distantes da América do Sul. O trajeto direto entre Natal (RN) e Dacar, em linha reta, é de 2,9 mil quilômetros. A distância entre Natal e Lisboa é quase o dobro, enquanto para Dubai é quase quatro vezes maior.
A informação sobre a intenção do Brasil de diminuir a duração do voo para o Senegal foi confirmada pela embaixadora brasileira no país africano, Daniella Xavier, à Agência Brasil. “Temos que continuar a trabalhar nesse sentido, pois não é lógico que tenhamos que ir à Europa para vencer menos de 3 mil km! Imaginem a redução dos tempos de voo e nos custos também em benefício dos demais países da África Ocidental, da América Latina e do Caribe”, afirmou a embaixadora.
Daniella Xavier participou do Fórum Internacional de Dacar sobre a Paz e Segurança na África, realizado nos dias 20 e 21 de novembro, na capital senegalesa, que tem cerca de 4 milhões de habitantes. O evento discutiu temas relevantes para a integração e segurança do continente africano.
A proposta de encurtar o tempo de viagem entre o Brasil e o Senegal é vista como estratégica para interromper a dependência de rotas longas e caras, contribuindo para facilitar o intercâmbio econômico e turístico entre as regiões.






