Da redação
A Guarda Revolucionária islâmica do Irã ameaçou atacar “novos alvos” com “novas armas” caso ocorra uma agressão dos Estados Unidos, conforme comunicado divulgado pela corporação. O texto adverte que, diante de um novo ataque, haverá “mudanças significativas” na defesa e na contraofensiva iranianas.
No comunicado, a força militar afirma que planeja modificar “a geografia da guerra” e substituir armas e equipamentos militares atualmente empregados. “Vamos utilizar novas armas dotadas de novas capacidades no campo de batalha, e o mundo ficará surpreso”, acrescenta a nota divulgada pelo exército iraniano.
A Guarda Revolucionária tem emitido posicionamentos semelhantes com frequência desde o início do conflito na região do Oriente Médio, conforme registros anteriores. O comando militar central conjunto do Irã afirmou, em comunicado separado, que, segundo suas informações, os Estados Unidos teriam decidido “mais uma vez tomar medidas contra o Irã islâmico, com o aval de certos países da região”.
Após mais de seis meses de conflito entre Irã e Estados Unidos, não houve avanço nas negociações, e a violência já se estende ao Iêmen e à Arábia Saudita. Desde o fim de agosto, após um mês de calma, os ataques se intensificaram, especialmente no Estreito de Ormuz, ponto estratégico para o trânsito marítimo internacional.





