Início Política Lula sinaliza nova tentativa de indicar Jorge Messias ao STF após derrota

Lula sinaliza nova tentativa de indicar Jorge Messias ao STF após derrota

- Publicidade -


Da redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou aliados sobre a intenção de indicar novamente Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo apurado, Lula cogita retomar a indicação ainda este ano, após a rejeição anterior no início de junho pelo Senado, que foi amplamente debatida em Brasília.

A decisão envolve mais do que apenas reafirmar que a prerrogativa de indicação ao STF é exclusiva do presidente da República. Lula considerou que a derrota de Messias no Senado foi interpretada pelo meio político como um recado dos senadores, especialmente diante do contexto das investigações que envolvem o Banco Master.

O Palácio do Planalto avalia que, se em uma nova tentativa Messias for novamente rejeitado, o episódio poderá expor o Senado. Existe a percepção de que o obstáculo enfrentado, associado ao avanço das apurações sobre o Banco Master, possa ser compreendido pela opinião pública como uma ação do Congresso e de setores da oposição.

Aliados do presidente avaliam que a insistência na indicação, caso culmine em outra derrota, poderia, no contexto do calendário eleitoral, associar o Senado ao caso Master. Tal vínculo, segundo integrantes do governo, tem potencial de favorecer a imagem do Executivo junto ao eleitorado ao atribuir responsabilidades ao Congresso e à oposição.

Jorge Messias, após a rejeição de seu nome, decidiu tirar alguns dias de descanso ao lado da família. Até o momento, não está claro se ele aceitaria participar novamente do processo de indicação ao STF, caso o presidente confirme a intenção de reapresentá-lo ao Senado.

A recente rejeição de Messias pelo Senado ocorreu em meio à intensificação das investigações sobre o Banco Master. Questionamentos parlamentares sobre o tema influenciaram os debates e o clima político que se formou em torno da votação que analisou seu nome para o Supremo.