Da redação
Flávio Bolsonaro permanece sob destaque após a revelação do pedido de R$ 134 milhões feito a Daniel Vorcaro. A Polícia Federal investiga se valores transferidos ao exterior pelo banqueiro teriam sido usados para cobrir despesas de Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos em 2023, motivando questionamentos sobre o destino dos recursos vinculados ao chamado caso Master.
Eduardo Bolsonaro responde a processo no Supremo Tribunal Federal, acusado de coação por ações realizadas nos EUA, relacionadas à mobilização contra a penalização dos investigados pela tentativa de golpe de Estado, incluindo seu pai, Jair Bolsonaro. Há suspeita da Polícia Federal de que parte dos recursos destinados ao filme Dark Horse foi usada para pressionar o STF.
Apesar da divulgação de áudios envolvendo Flávio e Vorcaro, Flávio Bolsonaro mantém sua pré-candidatura à Presidência. O senador enfrenta a necessidade de consolidar alianças regionais e definir um nome para vice. Pesquisas eleitorais nas próximas semanas indicarão o impacto do caso Master em seu desempenho e projeção nacional.
Se Flávio registrar queda relevante nas intenções de voto, a articulação de apoios estaduais pode ser prejudicada, dificultando o projeto presidencial. Caso não haja alteração significativa no apoio dos eleitores, seguirá como principal adversário eleitoral de Lula. Alianças e negociações políticas continuam centralizadas no andamento das investigações.
No Senado, o senador Plínio Valério (PSDB-AM) deve apresentar nesta quarta-feira, 20, relatório sobre a PEC que busca autonomia do Banco Central. Apesar de negociação com a base governista, ainda há resistência interna ao texto, podendo haver pedido de vista para adiar a votação. O presidente do BC, Gabriel Galípolo, participará da CAE nesta terça.
Além disso, a Câmara dos Deputados discute a PEC que propõe o fim da jornada 6×1, com votação prevista para o dia 27 de maio. Hugo Motta, presidente da Câmara, articula a tramitação da proposta. Ainda no cenário político, Lula cogita indicar novamente Jorge Messias ao STF, embora impedimento regimental vede a apreciação este ano.






