Da redação
Nesta sexta-feira, 22 de maio, a juíza Leila Cury, titular da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, acompanhada da juíza Lavínia Tupy Vieira Fonseca, da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas, recebeu autoridades nas instalações da Vara. A visita teve como objetivo discutir a execução penal e o sistema socioeducativo no Distrito Federal.
Participaram da comitiva o desembargador Ruy Muggiati e as juízas auxiliares do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Conselho Nacional de Justiça, Andréa da Silva Brito e Solange de Borba Reimberg. As autoridades acompanharam as atividades desenvolvidas pela Vara de Execuções Penais.
O encontro aprofundou o diálogo sobre práticas e experiências adotadas no modelo do Distrito Federal, com ênfase no compartilhamento de projetos e iniciativas de destaque. Foram apresentados programas desenvolvidos nas varas especializadas, segundo as informações apuradas durante a visita.
Seguindo a agenda, o desembargador Ruy Muggiati, a juíza Andréa da Silva Brito e a juíza Leila Cury visitaram a Carceragem da Divisão de Controle e Custódia de Presos. Eles foram recepcionados pelo diretor Fabrício Vieira Rocha e observaram de perto o fluxo de recebimento de pessoas presas em flagrante.
A delegação também esteve no Núcleo de Audiências de Custódia do Distrito Federal, onde acompanhou uma audiência de custódia e os procedimentos de identificação, incluindo a coleta biométrica. O grupo foi recebido pelas juízas Lorena Alves Ocampos, Monike de Araujo Cardoso Machado e Camila Thomas.
O Departamento de Polícia Especializada e o Núcleo de Audiências de Custódia executam rotinas de controle, identificação e acompanhamento de presos em flagrante, além de aplicar práticas inovadoras nos processos de custódia, conforme as experiências apresentadas durante as visitas institucionais desta sexta-feira.





