Início Brasil Polícia Federal realiza nova fase da Operação Sem Desconto contra fraudes no...

Polícia Federal realiza nova fase da Operação Sem Desconto contra fraudes no INSS


Da redação

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 27, uma nova fase da Operação Sem Desconto. A ação ocorre em diferentes estados do Brasil para investigar um suposto esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões, segundo informações das autoridades. A operação busca coibir prejuízos a beneficiários do INSS.

Segundo a Polícia Federal, 31 mandados de busca e apreensão foram expedidos. As ações contam com apoio da Controladoria-Geral da União e têm como objetivo reunir provas e aprofundar a apuração sobre os descontos irregulares registrados em benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social.

Além das buscas, oito medidas cautelares de monitoramento eletrônico também foram autorizadas pela Justiça. As autoridades informaram que outras medidas constritivas estão em andamento, a fim de assegurar a recuperação de valores e impedir a continuidade das condutas investigadas durante o processo.

De acordo com a investigação, o esquema realizava descontos em benefícios previdenciários de forma não autorizada pelos titulares. A suspeita é que entidades associativas estariam registrando cobranças sem consentimento dos aposentados e pensionistas atingidos em diferentes estados do país.

O objetivo da operação é salvaguardar os direitos dos beneficiários do INSS e garantir que os descontos ocorram apenas com autorização expressa do titular, conforme previsto em lei. As autoridades afirmam que as investigações seguem em sigilo para não comprometer o andamento das apurações.

A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União também buscam identificar todos os envolvidos e o valor total dos prejuízos causados aos beneficiários. As fases anteriores da Operação Sem Desconto já tinham apontado indícios de fraudes semelhantes em descontos irregulares em benefícios previdenciários.