Por Alex Blau Blau
Investigadores avaliam retomada das negociações com ex banqueiro enquanto apurações sobre fraudes financeiras seguem avançando no Supremo Tribunal Federal
A Polícia Federal decidiu reabrir as conversas para um possível acordo de colaboração premiada com o banqueiro Daniel Vorcaro, investigado por suspeitas de fraudes financeiras e lavagem de dinheiro. A mudança ocorre poucos dias após os investigadores encerrarem as primeiras negociações por considerarem insuficientes as informações apresentadas pela defesa.
A nova sinalização foi encaminhada ao Supremo Tribunal Federal por meio de petição enviada ao gabinete do ministro André Mendonça. No documento, a corporação afirma estar disposta a analisar uma nova proposta caso haja interesse do empresário em retomar as tratativas.
Segundo integrantes da investigação, as conversas terão de começar novamente desde o início, incluindo a assinatura de um novo termo de confidencialidade. Somente após essa etapa uma eventual colaboração poderá ser formalizada e posteriormente analisada pelo Supremo para ter validade jurídica.
As autoridades entenderam que o primeiro material apresentado por Vorcaro não trouxe informações suficientes diante do volume de provas já reunidas pelos investigadores. A Polícia Federal possui arquivos extraídos de celulares ligados ao banqueiro e a pessoas próximas ao esquema investigado, contendo milhares de documentos, mensagens e registros.
Mesmo com a rejeição inicial, a Procuradoria Geral da República segue mantendo diálogo com os advogados do empresário. Nos bastidores, investigadores avaliam que uma colaboração pode revelar detalhes importantes sobre operações financeiras consideradas suspeitas e sobre a atuação de pessoas ligadas ao caso.
Existe a expectativa de que uma futura proposta inclua devolução bilionária de recursos supostamente obtidos de forma irregular. O valor discutido nos bastidores ultrapassaria dezenas de bilhões de reais.
A retomada das negociações também foi associada à troca no comando da defesa de Vorcaro. O criminalista mineiro Sérgio Leonardo assumiu protagonismo nas tratativas nesta semana. Considerado um dos advogados de maior confiança do banqueiro, ele passou a conduzir diretamente as conversas com as autoridades.
Com longa atuação na área criminal, Sérgio Leonardo já participou da defesa de investigados em grandes operações nacionais e também ocupou cargos de destaque na Ordem dos Advogados do Brasil em Minas Gerais.
Nos bastidores da Procuradoria Geral da República, integrantes avaliam que a conclusão de um eventual acordo antes do segundo semestre poderia evitar impactos no ambiente político e eleitoral. Ainda assim, investigadores reconhecem que negociações desse tipo costumam ser longas e exigem diversas etapas até uma definição final.
A decisão recente do ministro André Mendonça autorizando o retorno de Vorcaro para uma sala de Estado Maior da Polícia Federal em Brasília também foi interpretada como um gesto favorável à continuidade das negociações.
Daniel Vorcaro é apontado nas investigações como possível líder de uma organização suspeita de operar fraudes financeiras, ocultação de patrimônio e intimidação de adversários. A defesa do empresário nega irregularidades e afirma que qualquer manifestação ocorrerá dentro dos parâmetros legais previstos pela Justiça.




