Da redação
A União Europeia comunicou oficialmente a proibição da importação de carnes, tripas, peixe e mel do Brasil a partir de 3 de setembro. A decisão, publicada nesta sexta-feira, 5, no Diário Oficial da UE, foi tomada por descumprimento de exigências sanitárias determinadas pelo bloco europeu.
Após a implementação provisória do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, a Comissão Europeia confirmou a exclusão do Brasil da lista de exportadores autorizados desses produtos. Segundo o órgão, o Brasil não comprovou a adoção integral das exigências referentes ao uso de antimicrobianos destinados ao tratamento e prevenção de infecções em animais ao longo de toda a cadeia produtiva.
Em abril deste ano, o governo brasileiro proibiu parte dos antimicrobianos utilizados para estimular o crescimento e aumentar a produtividade animal. No entanto, a União Europeia avaliou que as garantias apresentadas ainda são insuficientes para assegurar o cumprimento às regras sanitárias do bloco.
O regulamento europeu sobre antimicrobianos é parte da política chamada One Health, cujo objetivo é reduzir o uso excessivo de antibióticos. Entre as substâncias restritas estão virginiamicina, avoparcina, tilosina, espiramicina, avilamicina e bacitracina. O Brasil precisará comprovar o cumprimento integral dessas regras para retomar as exportações.
A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) reafirmou que o país mantém “um dos sistemas de inspeção e defesa agropecuária mais robustos do mundo” e exporta para mais de 170 países, cumprindo “rígidos controles oficiais, sistemas de rastreabilidade e protocolos reconhecidos globalmente.” A entidade declarou seguir em diálogo com as autoridades europeias.
Para restabelecer as exportações, o Brasil poderá ampliar restrições legais aos medicamentos ou adotar mecanismos de rastreabilidade mais rigorosos. Esse processo é considerado mais complexo, pois envolve certificações sanitárias adicionais, monitoramento detalhado da cadeia produtiva e custos elevados para produtores e frigoríficos.





