Da redação
As Forças Armadas dos Estados Unidos realizaram bombardeios em regiões do Irã, incluindo Gorgan, Qeshm e Hergam, na noite desta terça-feira. O presidente americano, Donald Trump, afirmou que a ação ocorre após negociações diretas com autoridades iranianas e alegou que caças dos EUA estão no espaço aéreo do país.
Explosões foram relatadas nessas cidades enquanto Trump, em entrevista à Fox News, declarou que “os ataques aéreos vão terminar em breve”. Segundo o chefe de Estado, ele conversou diretamente com representantes do Irã, que teriam solicitado o fim imediato dos bombardeios após o início das ofensivas.
Durante o pronunciamento, Trump afirmou que Israel “não esteve envolvido nos ataques ao Irã”. Ele também não descartou a possibilidade de novas operações militares em território iraniano, dependendo do desenrolar da situação, conforme destacou na entrevista.
Além das ofensivas aéreas, veículos de imprensa iranianos noticiaram registros de confrontos marítimos entre embarcações dos Estados Unidos e comandos navais do Irã. As informações detalham que essas trocas de ataques estariam ocorrendo em pontos estratégicos da região.
A agência iraniana Mehr informou que a Marinha do Irã decretou o fechamento total do Estreito de Ormuz “até novo aviso”. Ainda segundo a agência, todo navio que tente sair do Golfo Pérsico ou se aproximar do Estreito será classificado como alvo inimigo pelas forças iranianas.
O Estreito de Ormuz é considerado uma via crucial para o comércio mundial de petróleo. Aproximadamente um quinto do petróleo consumido no mundo passa diariamente por essa rota, ligando o Golfo Pérsico ao Mar de Omã e aos principais mercados internacionais.




