Início Eleições Número de pré-candidatos de Gramado e Canela para 2026 chega a seis

Número de pré-candidatos de Gramado e Canela para 2026 chega a seis


Da redação

Fabiano Aroldi (PL), Professor Daniel (PSD) e Yagor Vieira (Missão) anunciaram pré-candidaturas para as eleições de outubro de 2026 em Gramado, visando possível representação da região na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados. Os nomes se somam à lista de pré-candidatos locais que buscam fortalecer a voz da comunidade no cenário estadual e federal.

Com essas três novas pré-candidaturas, a região passa a contar com seis possíveis representantes para as eleições deste ano. Já estavam na disputa o ex-prefeito de Canela Constantino Orsolin (MDB) e a vereadora de Gramado, Dra. Maria de Fátima (Republicanos), ambos pré-candidatos a deputado estadual, além do produtor cultural Alberi Junior, o Beri de Gramado (Podemos), pré-candidato a deputado federal.

Fabiano Aroldi, conhecido como Gaúcho da Neve, empresário há mais de 25 anos, confirmou filiação ao PL no último dia permitido pelo calendário eleitoral. Em sua primeira candidatura, afirmou: “Chegamos à conclusão que eu daria o meu sim para representar as pessoas que, assim como nós, precisavam renovar a confiança na política”. Suas principais bandeiras incluem segurança pública, causa animal, educação, esporte, saúde e apoio a pequenos e médios empresários.

O ex-vereador Professor Daniel, filiado recentemente ao PSD, declarou que a mudança se deu por considerar o partido equilibrado e aberto ao diálogo. Ele busca uma vaga na Assembleia Legislativa do RS e destaca: “O que me tem motivado é esse vazio de não ter um deputado da Região das Hortênsias para representar as nossas demandas”. Ressalta como prioridades a infraestrutura escolar, fortalecimento do turismo, melhorias na RS-115 e a construção de estrada até o futuro aeroporto de Vila Oliva.

Yagor Vieira pretende disputar para deputado federal pelo partido Missão, fundado pelo Movimento Brasil Livre. Residente em Gramado há dez anos, diz atuar na militância desde 2021 e ressalta: “Meu enfoque principal é a reindustrialização da nossa região, por meio de projetos voltados para infraestrutura e logística”. Também defende a revisão da Reforma Tributária e renovação técnica na política.

Gramado e Canela se destacam por tradicionalmente apresentar alto engajamento político em ciclos eleitorais. Ao todo, dez empreendimentos hoteleiros das cidades figuram entre os melhores do TripAdvisor, reforçando o potencial turístico da região. As eleições deste ano estão marcadas para 4 de outubro, com a expectativa de renovação da representação local nos poderes estadual e federal.