Início Ciência e tecnologia Governo do Rio exonera 61 servidores; Ceperj e áreas estratégicas são afetadas

Governo do Rio exonera 61 servidores; Ceperj e áreas estratégicas são afetadas


Da redação

O governo do Rio de Janeiro efetuou 61 exonerações nesta quarta-feira, 17, conforme publicações no Diário Oficial. As decisões envolveram o governador em exercício Ricardo Couto de Castro e a Secretaria de Estado da Casa Civil, refletindo nova rodada de cortes em setores considerados estratégicos da administração estadual.

Ricardo Couto de Castro, que assumiu interinamente o governo, adotou postura discreta nas mudanças administrativas. Apesar disso, os atos publicados nesta data evidenciam continuidade no processo de reorganização interna, com impacto em áreas como Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social.

O governador assinou diretamente três exonerações. Adriano Conceição Magalhães deixou a Coordenadoria de Emendas Parlamentares na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, setor que lida com recursos públicos e o Legislativo. Luiz Claudio Calixto Barbosa foi desligado da Superintendência de Combate aos Crimes Ambientais com efeito retroativo ao dia 10 de junho.

Na mesma data, Maria dos Santos saiu do cargo de superintendente na Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Conforme registros, as mudanças buscaram promover alterações em funções consideradas estratégicas dessas pastas, com destaque para setores relacionados à gestão de recursos e políticas públicas.

A Secretaria de Estado da Casa Civil, sob comando de Flávio Willeman, concentrou o maior número de movimentações, com 58 exonerações e 37 nomeações. A Fundação Ceperj registrou 21 desligamentos e nenhum ingresso, atingindo áreas internas como diretoria, tecnologia da informação, gestão pública, controle interno, ouvidoria e coordenação.

Além da Ceperj, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação contabilizou oito exonerações. Entre as nomeações, a Secretaria de Educação recebeu nove novos servidores. O Detran-RJ também teve alterações relevantes, com oito nomeações e duas exonerações publicadas na mesma edição do Diário Oficial.